15 games com protagonistas negros

    0
    63

    Fantasias é na Cacau Center!

    .
    o espancamento até a morte de um homem negro em um supermercado em Porto Alegre.

    O 20 de novembro surgiu para nos lembrar que nosso país foi construído por negros e pela escravidão. Lembrar do nosso passado e manter firme lutas do presente. Também é uma data para lembrar da importância da visibilidade e da nossa cultura afrodescendente.

    O mundo dos games ainda tem muito que caminhar no quesito representatividade em diversos segmentos. No último texto, falamos sobre quem é o gamer brasileiro. O artigo de hoje busca listar jogos com protagonistas negros.

    Alguns dos personagens listados foram alvos de críticas por suas formas limitadas, baseadas em reproduzir estereótipos reducionistas. Lembrando sempre que a indústria de jogos ainda tem muito a evoluir na forma de retratar grupos sociais.

    Antes de descer a leitura, tente pensar em quais jogos você lembra com protagonistas negros? Talvez não chegue a cinco. Para fazer essa lista, pedi ajuda a todos os meus seguidores nas redes sociais, pois ainda são pouco os games. Ao final, posto meus links para você me auxiliar nos próximos textos.

    Vamos a lista dos jogos com personagens negros em papel de destaque:

    1 – Miles Morales – Spider-man: Miles Morales (2020)

    Além de carismático, o personagem Miles Morales ganhou muita presença após a animação Homem Aranha no Aranhaverso. Aqui, temos um protagonista negro, um jovem herói que estrela seu próprio jogo, lançado nesse mês para Play Station 4 e 5. Para ressaltar a importância desse herói, além dele estrelar o jogo, ele será um dos jogos carro-chefes da Sony na divulgação do PS5.

    2 – Cícera – Árida: Backland`s Awakening (2019)

    A pequena Cícera é negra, nordestina e uma mulher de fibra que enfrenta os desafios naturais do sertão nordestino durante a Revolta de Canudos. Isso mesmo, o jogo se passa no Brasil, e apesar de ser um jogo independente, a qualidade gráfica e a história do jogo foram premiadas internacionalmente. A representatividade de protagonistas como Cícera é muito importante para entendermos mais da nossa história e termos orgulhos de quem somos.

    3 – Markus – Detroit: Become Human (2018)

    Nesse jogo, o destaque fica por dois personagens, sendo um deles o protagonista. A história de Detroit remete muita à história de lutas raciais norte-americanas. Inclusive com direito à passagem “I have a dream…”de Martin Luther King. Alguns movimentos sociais do EUA consideraram o jogo reducionista. Mesmo assim, a luta para conseguir seu lugar na sociedade e direitos iguais são elementos essenciais nesse jogo de escolhas morais.

    4 – Aveline Dupret – Assassin’s Creed III: Liberation (2012)

    Uma mulher, protagonista e negra, em uma franquias famosa ainda não é algo comum, infelizmente. A terceira edição do game traz uma heroína com raízes na França e no continente Africano. Uma personagem de família nobre, mas que se disfarça como serviçal para cumprir com maestria suas missões na cidade de Nova Orleans.

    5 – Dandara – Dandara (2018)

    Essa personagem foi inspirada numa personagem real. A guerreira negra Dandara dos Palmares, escrava fugitiva e esposa de Zumbi. No game do estilo Metroidvania 2D, Dandara é responsável por libertar os habitantes de Salt de terrores místicos. O jogo desenvolvido por um estúdio mineiro, chegou a constar na lista da revista Time, como jogo do ano.

    6 – Sheva Alomar – Resident Evil V (2009)

    Outra personagem negra de peso na lista é Sheva. Apesar da matadora de zumbis, ser protagonista, os jogadores no modo single-player controlam Chris (protagonista da série). A jovem, com sede de vingança pela empresa bioterrorista, tem uma personalidade forte e muita força de vontade. Contudo, a personagem foi retratada de forma sexualizada e por isso recebeu duras críticas.

    7 – Prophet – Crysis 3 (2012)

    Presente desde a primeira edição do jogo, o guerreiro cibernético Prophet protagoniza a história ao lado de seus aliados. Na terceira edição do jogo, suas memórias são o guia do enredo do jogo e ele retorna após a sua morte em combate na segunda edição. Prophet é o capitão líder do esquadrão Raptor Team, com um destaque para sua habilidade tática e raciocínio rápido.

    8 – Barret – Final Fantasy VII (1997)

    Uma das maiores franquias de RPG digital também traz um personagem negro. Retratado de uma de uma forma estereotipada, como brutamontes. O personagem é pai da jovem Marlene e líder da facção Avalanche, um grupo de ecoterroristas que querem impedir o uso indevido dos recursos naturais. O personagem ganhou uma versão menos agressiva no remake do game.

    9 – Augustus Cole – Gears of Wars (2006)

    O jogo de tiro em terceira pessoa chegou em sua quinta edição. Desde a primeira, o herói mais lembrado é Augustus. Mais uma vez aqui o personagem tem seu porte físico exaltado. Apelidado de “Cole Train”, o ex-atleta é um astro de Thrashball. Dono de uma personalidade bem-humorada e enérgica. O personagem foi alvo de diversas polêmicas e teve sua história melhorada nas outras edições do jogo.

    10 – Marcus Holloway – Watch Dogs 2 (2016)

    O jovem hacker ativista sob codinome Retr0 é protagonistas de um dos games futuristas da série Watch Dogs. Vindo da periferia, ele é falsamente acusado de crimes cibernéticos. O herói é retratado como um jovem habilidoso no parkour, autodidata e fã de música. Suas motivações ao longo do jogo são questionadas, assim como sua forma de atuação.

    11 – Lee Everet – The Walking Dead (2012)

    Protagonista da primeira temporada da franquia de games, Lee tem a missão de proteger a jovem Clementine. Logo ele ocupa a figura parental que protege e tenta preparar a pequena Clem, para sobreviver em um mundo pós ataque de zumbis.  A atuação e o desenvolvimento do personagem foram dignos de premiação no segmento de jogos, assim como sua narrativa.

    12 – Tyrael – Diablo III (2012)

    O arcanjo caído, o poderoso Tyrael, representa com muito poder essa lista de games. O ser divino é o guia dos aventureiros em Diablo 3. Se mostra um grande defensor da humanidade, que coloca de lado seu status angelical para ajudar humanos na guerra contra os demônios. Ele representa o aspecto da justiça e da luta contra os opressores.

    13 – Isaiah Jaxon – Crackdown 3 (2019)

    Inspirado no ator Terry Crew, Jaxon é o protagonista da terceira edição da franquia de games. Apesar do porte musculoso, o comandante da Agência tem como hobbies a pintura, danças e tem um pato como animal de estimação. Considerado o agente mais inteligente que já serviu na Agência, o personagem mostra como usar a cabeça no lugar da força.

    14 – Marcus Reed – True Crime: New York City (2005)

    Ex-presidiário, filho de um pai jamaicano e uma mãe guianense, Marcus Reed é protagonista desse game. De uma vida de crimes a detetive, o policial é um morador do Bronx com rápido crescimento na polícia. Na trama, descobrimos que seu pai é um chefão do crime. Marcus Reed é responsável por acabar com uma enorme rede de crimes que assola Nova Iorque.

    15 – Michael Jackson – Moonwalker (1990)

    Para encerrar a lista, um dos games “das antigas”. O cantor e compositor Michael Jackson estrelou um jogo baseado em um dos seus álbuns de maior sucesso. Representando o próprio cantor, o protagonista do game é negro, e foi um dos primeiros a estar presente num jogo eletrônico. Os produtores tentaram “embranquecer” o astro no jogo para torna-lo mais aceito no mercado.

    Sobre o autor

    Eu sou o 2 Effes, Raffael com 2 effes. Sou professor universitário, RP, streamer e pesquisador de games. Estou aqui toda semana para falar sobre jogos. Sugira pautas e participe da construção de nossos textos nas redes:

    twitch.tv/2effes

    facebook.com/2effes

    instagram.com/2effes.tv

     



    agenciadepropagandasantos.com.br  • agenciaemsantos.com.bragencialimaesantana.com.bragentedecargainternacional.com.bragenteinternacional.com.brcacaucenter.com.brcirurgiasplasticasemsantos.com.brcriacaodesitesantos.com.brempresadepropaganda.com.brlimaesantana.com.brlimaesantanapropaganda.com.brmarketingemsantos.com.broperadorlogisticobrasil.com.brpostoarrastao.com.brpropagandaemsantos.com.brprotesedesiliconeemsantos.com.brredearrastao.com.brsiteemsantos.com.brtransportecargaaerea.com.branelaria.com.brlojadacacaucenter.com.brpedroalcantara.com.brprimeautopaint.com.brpublicidadeemsantos.com.brsiteemsantos.com.brtopbrlog.com.brtopfreight.com.brxiaomiemsantos.com.brdentistaemsaovicente.comdentistasemsantos.com 



    Fonte


    Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


    Lima & Santana Propaganda